6 de outubro de 2011

O adeus a um gênio


As pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são aquelas que o fazem"

(Steve Jobs 1955-2011)


Visionário, gênio, arrogante, lenda, mito, homem...pegue qualquer um desses substantivos e coloque ao lado desse nome STEVE JOBS assim você o definirá. Steve morreu ontem aos 56 anos devido ao câncer que estava tentando lutar, fazer um post para falar sobre ele e muito dificil ainda mais quando você e pego de surpresa com a noticia, assim fui eu hoje cedo, ao acordar a minha mãe disse: "Não tem aquele cara que criou o negocio da maçã mordida que você quer tanto? Ele morreu!"Então eu fui para a faculdade e fiquei pensando: "O que falar sobre o Steve ?" O post a seguir não é mais sobre ou um sobre Jobs, ele a minha visão sobre esse grande homem que foi Steven Paul Jobs.

Em 1955 nascia na Califórnia aquele que futuramente mudaria o mundo da informática, após ser deixado para a adopção pelos pais que alegaram não ter condições de criar-lo pois queriam que ele fosse alguém da vida, então a criança foi adotada por Paul e Clara Hagopian Jobs que lhe deram o nome de Steven Paul. Ao completar 17 anos Jobs entrou na Reed College em Portland, Oregon, e depois de 6 meses saiu pois os custos aumentaram e seus pais não tinha condições de arcar com eles. Então daremos um salto a 1976 quando junto com outro Steve, Wozniak, Jobs fundou a Apple e então os dois criaram o Apple 1 (na verdade Woz que criou todo ele).

Apple I, hoje isso vale R$100.000


Após as vendas do Apple I da uma sobrevida a empresa Jobs e woz emplacaram na criação da segunda versão do computador, dessa vez com realmente cara de computador vinha num gabinete plástico e tinha um teclado incorporado. As vendas do Apple II fez com que ele sobrevivesse até o início dos anos 90.



Hummm ta melhorando


Anos depois a Apple veio com aquilo que mudaria a industria dos computadores a interface gráfica e um troço chamado mouse, que foi aplicado no maior fracasso da impressa (que para alguns foi culpa da Microsoft que robou a ideia antes do lançamento) o Lisa, o nome foi uma homenagem de Steve a sua filha Lisa.


Agora está melhor!!!

Depois disso muitas coisas aconteceram: Woz saiu da Apple em 1985, e então voltou para a universidade e se casou, mas tarde fundou a sua própria empresa a CL9. Steve Jobs também saiu da Apple em 1985 (na verdade foi mandado embora pela administração da empresa) nesse meio tempo ele criou uma outra empresa de computadores a neXT, em 1986 Steve comprou a Pixar de George lucas e em 1990 a empresa lançou o primeiro filme infantil animado em 3D Toy Story. Em 2006 a Disney comprou a Pixar tornando Jobs o maior acionista.

Quando Steve voltou a empresa em 1997 ele fez aquilo que eu considero a maior revolução de todos os tempos: mudou a forma do computador. Ele criou o iMac o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege).


Pai e filho

Dai para cá foi só alegria, em 2001 a Apple mudaria novamente o nosso costume e dessa vez seria a forma de como ouvimos música com a criação do iPod um dos primeiros players portáteis de áudio e vídeo digital do mundo, que conquistou o público por sua leveza, praticidade, qualidade, modernidade e simplicidade, com suas variadas versões o iPod até hoje reina soberano. Em 2007 Jobs lançaria o iPhone, um telefone celular com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques, já em 2010 e apresentado para o mundo o iPad um tablet com aparência de um iPhone com o "mesmo" poder de um MacBook, agora em 2011 foi lançado a sua segunda versão que além de ser mais fino, mais rápido e mais leve, conta com uma câmera traseira e uma dianteira.

Esse post não é para falar sobre o que a Apple criou e sim para falar sobre a visão que Jobs tinha em referência ao que as pessoas queriam...inovação, foi isso o que ele fez, hoje 25 milhões dos tablets vendidos são da Apple algo em torno de 90% do mercado mundial, Jobs nos mostrou que mesmo depois de uma queda podemos nos levantar e dar a volta por cima e para isso devemos contar com os nosso amigos.

Rivais nos negócios, amigos na vida real


Esse é o meu humilde post sobre essa lenda que foi Steve Jobs...vai com Deus gênio!!!



Morre um gênio, mas fica o legado...

Nenhum comentário: