26 de setembro de 2011

Os punks cyberneticos


Em época em que todos falam do rock in rio pela a grandiosa midia da Internet que tal fazer um post juntando as duas coisas? Acham impossivel então leiam o post a seguir.

Os cyberpunks

Em 1979 um cara chamado Willian Gibson criou um termo que ficaria marcado para todo sempre na ficção e na realidade: Cyberpunk. Mas afinal de contas o que é isso ?

O termo cyberpunk define um mundo no qual a tecnologia chegou ao seu cume tornado o mundo um local sinistro, sombrio, com computadores ligados em rede que dominam todos os aspectos da vida cotidiana(entenda-se Matrix), nesse mundo hackers são tidos como os hérois e tentam a todo custo desmascarar organizações e o governo autoritário. Na literatura, podemos citar grandes autores como: Philip K. Dick(Do Androids Dream of Electric Sheep?), William Gibson(Neuromancer), Samuel R. Delany (The Ballad of Beta-2). A música também foi muito influênciada pelo estilo cyberpunk, principalmente na música eletronica na qual sampleadores gritavam e explodiam sons, muitas bandas adotaram esse estilo podemos citar: Kraftwerk, Daft Punk e a mais agressiva de todas Atari Teenage Riot.

Cybergoths

Mas como tudo tende a evoluir (para bom o para melhor) no meiado de 2002 com a grande popularidade das raves e o estilo punk morto foi ae que os góticos cyberneticos ou cybergoths apareceram, só que o estilo colorido da música industrial era dominante no cyberpunk e não combinavam nada, então começaram a surgir seres com visuais influenciados por filmes de ficção científica ou Pós-Apocalípticos, com roupas pretas com cores brilhantes. Néon verde, vermelho, azul, cromo ou rosa, maquiagem com padrões cibernéticos, placas de circuitos LED, e óculos tipo Goggles eles também possuem máscaras de gás e dread com cores agressivas. Mas ae você para e pensa cade o estilo "sinistro" gótico? Ae eu lhe respondo está na música. Diferente do clima "calmo" do Cyberpunk a música cybergoth possui batidas ácidas, sintetizadores e letras agressivas tornando-se um pouco inauditivél para quem não curte. Abaixo segue algumas fotos do esltilo e o video de uma banda Cybergoth e outra Cyberpunk.



Essa e a música estilo Cybergoth na qual eu achei o clipe menos agressivo





Já essa e da banda alemã Atari Teenage Riot que faz o estilo cyberpunk






Bom nerds espero que gostem desse post e até a proxima

Desconected from the server................

Nenhum comentário: