O começo
Antes de falar sobre os filmes temos que ir ao passado e contar a origem dos sugadores de sangues e por que esse universo nos fascina tanto. Nossa historia começa no início do século XIX, em uma Europa recém saída de um período negro a histeria ainda tomava conta de uma certa minoria. Essa minoria já tinha ouvido a falar de casos de vampirismos vindos da Europa Ocidental e Roménia, em certas partes Da Europa as pessoas faziam a perfuração de cadáveres acusados de vampirismo com estacas. Em 1897 um certo Bram Stoker criou aquele que ficaria conhecido como o pai dos Vampiros: o Conde Drácula, fazendo com que um mito se tornasse uma lenda
Ok depois dessa pequena introdução partiremos agora para os filmes de vampiros.
Os classicos
Nosferatu, o Vampiro
Em 1922 F.W. Murnau, sem nenhum escrúpulo pegou o livro de Bram Stoker e se baseou para fazer o primeiro filme de vampiro, ok ele era um filme mudo...porém se tornou o primeiro. Processado por violação de direitos autorais, a justiça mandou que cópias do filme fosse destruídas (época boa era essa), mas muitas já tinham sido distribuídas, e outras ficaram com a esposa de Bram Stoker até a sua morte.
Drácula, a lenda
Em 1931, Tod Browning fez o filme que transformou o vampiro antes um ser nefasto em um nobre e galanteador morto-vivo: Drácula.O filme se baseava em peça de teatro que tinha como fonte o livro de Bram Stoker, além o mesmo contava com o ator que foi considerado o melhor vampiro de todos os tempos: Bela Lugosi, o filme mostrou pela primeira vez os poderes de um vampiro: a transmutação, a hipnose e a repulsa por certas ervas fortes.
Com o passar do tempo e do medo os vampiros foram se tornado "amaveis" para o público e novos filmes foram lançados para as futuras gerações, assim entramos nas décadas de 80 e 90.
Os vampiros da nova geração
Garotos perdidos (The Lost boys)
Joel Shumacher....esse nome da arrepios em 90 % dos nerds, mas antes de afundar o Batman em um mar de bosta ele em 1987 faz um filme sobre vampiros com mullets que moravam na ensolarada Califórnia, o mesmo contava com Kiefer "Jack Bauer" Sutherland como vampiro. Medonhamente essa bagaça ganhou duas continuações ambas em 2008.
Entrevista com o Vampiro
Basedo no livro da grandiosa Anne "Arroz" (Que vai está esse ano na bienal do livro do Rio de Janeiro) o filme conta a história de Louis que foi transformado por Lestat(Considerado o Vampiro sexy symbol antes do vampiro purpurina) no século XVII. Esse filme e considerado por mim o pai de crepúsculo pois foi dai que começou a...palhaçada de vampiro se alimentar de sangue de animais. Porem certo dia Louis enterpretado por Brad Pitt não se segura e acaba mordendo Claudia uma inocente garotinha interpretada por kirsten"Mary Jane"Dunst, Lestat (Tom Cruise) acha isso legal e a transforma em uma Vampirella, criando assim um triângulo amoroso. O filme contem fortes conotações homosexuais, principalmete entre Louis (Brad Pitt) e o Conde Armand (Antônio Bandeiras). Entrevista com o vampiro faz parte da saga crônicas vampirescas que possui também: Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados.
A Rainha dos Condenados
Dando um salto gigante vamos para 2002 quando mais duas obras de Anne Rice e filmada: Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados, sendo que os dois são um filme só. O mesmo começa quando Lestat ( Stuart Townsend) acorda de um longo sono e se depara com um novo mundo (entenda-se como sexo, drogas e Rock and roll), após se acostumar com o "novo mundo" ele se torna um astro do Rock, mas tudo muda quando Akasha(Aaliyah) a rainha dos vampiros quer que ele se torne seu rei. O filme possui ótimas passagens e também e bombardeado por rock do começo ao fim, a estréia do filme ocorreu seis meses após a morte de Aaliyah em um acidente aéreo, sendo dedicado à sua memória.
Bom galera essa é a primeira parte de um gigantesco post sobre filmes de vampiros, em breve veremos: Drácula de Bram Stoker, Drácula 2000, Um drink no inferno, Blade, e Crepúsculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário